Inglês

O Colégio da Torre aposta na aprendizagem da Língua Inglesa enquanto língua de comunicação internacional por excelência e instrumento das novas tecnologias de informação. O Inglês é uma disciplina curricular que se inícia aos 3 anos de idade dando ênfase à audição e à oralidade, especialmente na fase inicial.

 

Informática

A Informática é uma actividade curricular no 1º Ciclo e opcional a partir dos 3 anos de idade que pretende criar um espaço privilegiado à exploração do potencial das novas tecnologias e da promoção da info-inclusão. Com a integração das TIC nos primeiros níveis do processo educativo pretendemos promover a aplicação da informática nas actividades quotidianas, transmitindo as competências necessárias à autonomia tecnológica, pessoal e profissional. Pretendemos potencializar o computador como num instrumento de resolução de problemas, criatividade e expressão.

 

Música (Expressão Musical)

As aulas de Música incluem a prática vocal e instrumental e são desde o pré-escolar um espaço de excelência para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança através de experiências diversificadas. Estas aulas, orientadas por profissionais com formação específica, promovem o alargamento das referências culturais e aproveitam competências de diferentes contextos educativos.

 

Aulas de Instrumento

O Colégio inclui na sua oferta educativa como actividades extracurriculares aulas de Piano, Guitarra e Bateria.

 

NutriFun

A NutriFun for kids® disponibiliza diversos serviços na área da nutrição, entre os quais se destaca o “Programa de Educação Alimentar”, que acompanha e intervém desde o Berçário, proporcionando uma aprendizagem colectiva de hábitos alimentares saudáveis. Este programa de educação alimentar, sendo um programa completo, visa estimular um processo educativo permanente, destinado a transformar o momento da alimentação, numa fonte de saúde, bem-estar e de qualidade de vida para todos. O programa é curricular e inclui:

Aulas de Educação Alimentar, Programa de Qualidade Alimentar (Avaliação da ementa), Programa de Segurança Alimentar (Implementação do H.A.C.C.P.), Programa de Nutrição Clínica, Programa de apoio ao desenvolvimento do Comportamento Alimentar Infantil, Workshops (Sessões de Reeducação Alimentar).

 

Escola Virtual

O Colégio da Torre aderiu à Escola Virtual. Um sistema que permite simplificar o processo de ensino, ao colocar a matéria em suportes e formatos mais estimulantes e adequados aos interesses dos alunos. A apresentação dos conteúdos programáticos em recursos multimédia facilita a aprendizagem dos alunos e permite ter sempre a matéria estruturada de forma apelativa e funcional. A Escola Virtual é, por excelência, o meio de rentabilização das novas tecnologias associadas ao ensino. Os conteúdos e funcionalidades da plataforma foram pensados para a utilização nos computadores da sala de aula e nos quadros interactivos.

 

Expressão Físico-Motora

A aula de educação física, além de constituir um momento de excelência para a prática de exercício, é uma ocasião para verdadeiras aprendizagens sociais promovidas pelas regras dos jogos. Com uma forte componente lúdica, esta actividade curricular promete momentos de alegria e cooperação que fomentam o espírito de grupo.

 

Ballet e Dança Contemporânea

O Ballet e a Dança Contemporânea dão ao aluno uma educação global e podem ser praticados por qualquer criança que queira experimentar o prazer do movimento. Consistem em três elementos interrelacionados: técnica, música e atuação. Os alunos adquirem disciplina da mente e do espírito, assim como do corpo. Estas atividades permitem aos alunos que se expressem como indivíduos, artisticamente, facto que poderá contribuir de forma positiva noutras áreas das suas vidas.

Benefícios do Ballet e da Dança Contemporânea:

- desenvolvem a sociabilidade e novas amizades;

- encorajam a disciplina física e o controle e conhecimento do corpo;

- inspiram à confiança física e mental;

- boa postura e habilidade corporal;

- desenvolvem a relação entre música, ritmo e movimento controlado;

-promovem o conhecimento de outras formas de arte associadas ao Ballet e à Dança Contemporânea, ensinando-lhes o gosto pelas artes cénicas.

Essas novas experiências beneficiarão as crianças, não só no Ballet/Dança mas em todos os aspetos da vida.

 

Escola de Futebol

Os primeiros toques são dados com os amigos.

Com a bola, as corridas, os remates, os golos e as defesas dos nossos campeões, estimulamos o jogo de equipa, a cooperação, o espírito de grupo e a solidariedade.
Num ambiente alegre e motivador, os alunos, agora jogadores, desenvolvem e ganham novas competências futebolísticas, ultrapassam obstáculos, superam desafios, aumentam a confiança nas suas capacidades enquanto se divertem com a bola nos pés, rodeados dos seus amigos e colegas de escola.

A cada finta… um sorriso, a cada corte… uma alegria, a cada golo… uma festa!

É assim a escola de futebol do Colégio da Torre… preparado para o desafio?

 

 Judo

O judo é uma modalidade olímpica desde 1972 e recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e adolescentes. O Judo tem por objectivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também o trabalho de forma pedagógica, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.

É recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e jovens.

- Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;

- Prepara os jovens para uma convivência equilibrada no seu ambiente social;

- Estimula o interesse pela competição sadia;

- Desenvolve o aluno como um todo.

Para as crianças a prática do Judo contribui para:

- Controle muscular;

- Aperfeiçoamento do reflexo;

- Desenvolvimento do raciocínio;

- Equilíbrio mental;

- Reforço do carácter e da moral;

- Fortalecimento da autoconfiança;

- Respeito pelos companheiros.

 

 

Natação

A Natação é reconhecidamente uma das actividades físicas mais completas. Através de jogos adequados às diferentes faixas etárias as crianças fazem uma adaptação ao meio aquático com confiança desenvolvendo a sua auto-estima e autonomia. É importante respeitar os ritmos individuais de cada criança e criar laços de confiança e afecto com os professores que conduzam ao progresso e sucesso nas aprendizagens.

 

Ténis

As aulas são dadas de forma criativa e divertida, onde as regras do desporto e conceitos de desenvolvimento humano como disciplina, determinação, cidadania e ética são introduzidos. Estes conceitos são apresentados e discutidos na prática das atividades desportivas.

Diferente de muitos outros desportos, o ténis requer aos seus participantes que sejam também honestos nas contagens da pontuação durante as partidas. Os jogadores precisam ser fortes e confiantes, mas também bons desportistas e cidadãos.

Poucos desportos exigem tanto física e mentalmente dos seus praticantes, requerendo:

- grande empenho;

- agilidade;

- decisões imediatas;

- excecional paciência para atingir objetivos.

O Ténis auxilia os jovens a desenvolver:

- concentração;

- foco, relativamente aos seus objectivos;

- estratégias para alcançar esses objectivos;

- capacidades físicas, força, velocidade e flexibilidade.

Esperamos que, com o tempo, os nossos alunos possam desenvolver habilidade, empatia, respeito, responsabilidade e a capacidade de trabalhar em equipa.

 

 Yoga

Yoga é uma palavra sânscrita que significa união. O Yoga é um sistema de exercícios físicos e mentais concebidos há milhares de anos cuja finalidade é a de estabelecer o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. O yoga ensina-nos a estar atentos ao nosso corpo, aos sentidos e à respiração. Como não podemos separar a mente do corpo, aprendemos por via do yoga que equilibrando o corpo estamos a equilibrar a nossa mente e o nosso espírito simultaneamente, melhorando o nosso bem-estar e a nossa saúde. A criança aprende a respirar correctamente e a coordenar os movimentos com a respiração, desenvolvendo a concentração. Ensina-se a criança a relaxar e a acalmar utilizando ferramentas que serão muito úteis no seu dia-a-dia, melhorando dessa forma a concentração e a aprendizagem.

- Promove o relaxamento e concentração;
- Promove a criatividade;
- Promove a auto-estima e auto-confiança;
- Promove posturas correctas (da coluna e membros);
- Promove a coordenação física e motora;
- Corrige maus padrões respiratórios;
- Equilibra o sistema nervoso;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Ajuda a eliminar as toxinas, através da respiração;
- Promove a disciplina.